quarta-feira, 14 de março de 2012

Transformações na China

Mudanças atingem grande parte dos chineses, embora as ricas tradições culturais estejam extremamente vivas entre a população, a cada dia desenvolvem-se novas atividades que incrementam o dinamismo da economia, isso tem transformado profundamente a china nos últimos 100 anos. A china representou, durante séculos, desde que os europeus chegaram ao oriente, uma grande oportunidade de obter lucros com a comercialização de mercadorias exóticas, como porcelana, sede e especiarias, essas eram adquiridas a preços realmente baixos e revendidas na Europa a preços absurdos. Imperadores chineses, ricos senhores de terras e comerciantes, se interessaram que os estrangeiros explorassem seu país. A por ter presença de potencias europeias na região era chamada de “quintal do mundo”. Os portugueses, por exemplo, tinham estreitos contatos com os chineses desde 1553, quando estabeleceram uma feitoria em Macau.


 

Muitos chineses, ao longo da primeira metade do século XX, iniciaram uma luta muito longa para acabarem com o domínio estrangeiro, dois grandes grupos nacionalistas se destacaram na década de 1920. Liderada pelo general kai-shek, um dos grupos pregava a expulsão de todos os estrangeiros do país e contava com o apoio dos ricos proprietários rurais e das tradicionais famílias chinesas.
O outro grupo nacionalista, liderado pelo comandante do líder socialista Mao Tse-tung, acreditava que a expulsão dos estrangeiros deveria ser acompanhada, com a implantação do socialismo, de uma mudança na economia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário