terça-feira, 13 de março de 2012

A tensão na Ossétia e o conflito na Chechênia

A Ossétia é uma das regiões que mantêm históricas ligações com a Rússia. Seu povo tem língua e costumes próprios e é de origem persa, tendo-se se instalado nessa região há muitos séculos. Durante a fase socialista, a Ossétia foi dividida em duas: a parte norte ficou como uma região autônoma da Rússia, e a parte sul, como região autônomo da Geórgia. Em agosto de 2008 a Geórgia atacou a Ossétia do Sul, tentando eliminar, capturar ou expulsar os separatistas, a Rússia revidou ao ataque acusando a Geórgia de massacrar a população da Ossétia do Sul, inclusive os russos que la moravam.
A Chechênia é uma das regiões autônomas da Rússia, localiza-se ao sul da parte europeia, entre o Mar Cáspio e o Mar Negro. A população é majoritariamente muçulmana, convertida entre os séculos XVII e XVIII. Essa população mantém tradições culturais ligadas aos povos que a dominaram, como os persas, tribos mongóis e russos.
Quando a União Soviética chegou ao fim, em 1991, os chechenos iniciaram um movimento de libertação, que a Rússia decidiu impedir. Desde 1994, os combates são intensos e os chechenos continuam a resistir. Os russos destruíram grande parte da capital da Chechênia, Grozny, expulsando milhares de chechenos que passaram a viver como refugiados em vários países da região.

3 comentários: